Ciência e Fé Cristã




Descrição do Tema:
A relação entre a fé Cristã e ciência é uma das mais intrigantes e importantes na história da humanidade, tocando diretamente a vida de milhões. E mesmo que muitos sejam indiferentes a este grande diálogo, suas consequências afetam diretamente a vida social e pessoal daqueles que vivem no ocidente, desfrutando dos avanços científicos e tecnológicos e das influências religiosas  judaico-cristãs na cultura.
Desde os primeiros encontros entre ciência e religião na cultura grega, com a acusação contra Sócrates de afastar os jovens da religião oficial da Polis, passando pelo conflito entre Galileu e os doutores da Igreja no século XVII, a novela da relação entre o crer e o conhecer foi envolta em capítulos de rupturas, tensões e estranhamento, além de frutíferos diálogo e integração. Porém, os vários contornos desta relação continuam vivos e presentes hoje em dia. Por um lado, temos visões positivas da relação entre ciência e religião, como a representada por Albert Einstein, afirmando que “a ciência sem religião é coxa, e a religião sem a ciência é cega”. Em outro campo, grupos de cientistas como os Novos Ateístas, consideram a idéia de Deus um veradeiro “delírio”, defendendo o abandono total da religião e consequentemente da fé Cristã.
Mas quais seriam os aspectos fundamentais desta relação e suas conseqüências para nossa vida social e pessoal? Quais os contornos deste debate e diálogo frente à recente crise da confiança irrestrita no método científico? Qual seria a posição da fé cristã em relação a esta relação com a ciência? Integração, cooperação ou conflito? Estaria a religião recuperando sua voz como fonte confiável de conhecimento? Estaremos discutindo estas e outras questões de forma conjunta por meio de palestras, filmes e muita conversa nos dias 04, 05 e 06 de dezembro de 2009, em um cantinho especial em Rio Acima, MG. Você é o(a) nosso(a) convidado(a)!    
Informações:

- 31- 9225-1923 (Vanessa)
-31- 2535-8962(Alessandra ou Guilherme)
-31- 8449-2163 (Rodolfo)
- labri.brasil@gmail.com

Nenhum comentário:

Estatística de Acesso