O Futuro e a Ilusão

Ao público luso-brasileiro faltava o acesso à obra A ilusão de um futuro do pastor e psicanalista Oskar Pfister. As palavras-chave de Freud "O Futuro de uma Ilusão" servem de senha para a resposta "A Ilusão de um Futuro" de Pfister. Aqui há um "embate amigável" que combina discipulado com autonomia, amizade com discordância de idéias.

Assim nesta obra, a partir da relação entre Freud e Pfister, autores de diferentes formações, localidades e referenciais reagem e compõem textos fecundos, oportunos e atuais.

Após o texto de Oskar Pfister A ilusão de um futuro - Um embate amigável com o prof. Sigmund Freud (inédito em português) esta coletânea apresenta os comentários dos demais autores em três seções. Na primeira, os autores reagem a Freud, retomando suas idéias e retrabalhando-as à luz do momento atual. Na segunda seção os autores reagem a Pfister, apresentando as idéias principais deste autor, suas diferenças teóricas com Freud, sua inserção na clínica psicanalítica e na cura de almas. Investigam de que modo suas idéias se modelaram nestas paragens e que questionamentos trazem à atualidade. Na terceira seção surgem ressonâncias contemporâneas ao embate entre Freud e Pfister. Os autores investigam as origens e o futuro destas idéias e sua inserção na transdisciplinariedade atual.

Esta obra, apesar de ser indicada principalmente a iniciados no pensamento psicanalítico, pode ser bem utilizada por pessoas interessadas no entendimento do fenômeno religioso, profissionais e leitores cultos.

fonte: http://www.cppc.org.br/textos/livro_pag01.htm

Nenhum comentário:

Estatística de Acesso